Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Assistência em Viagem

Uma das coberturas que mais dúvidas suscita no seguro automóvel é a Assistência em Viagem. São várias as reclamações que as seguradoras recebem diariamente: ou porque o reboque demorou muito tempo, o carro ficou danificado durante o transporte ou o veículo empanado demorou muito tempo a chegar ao destino. Saiba que a Assistência em Viagem funciona de forma diferente se o serviço for solicitado por motivo de acidente ou por motivo de avaria. E porque desta cobertura há muito a dizer vamos, em mais do que um artigo, tentar esclarecê-lo sobre este assunto.

No que consiste?

Se, no decurso de uma viagem, o seu veículo sofrer uma avaria ou um acidente saiba que se tiver contratado esta cobertura no seguro automóvel, tem direito a que o seu carro seja rebocado. Se por outro lado tiver furado um pneu, perdido as chaves, trocado ou tiver falta de combustível tenha em atenção que nestes casos algumas apólices excluem a prestação de serviços.

Os ocupantes do veículo no momento da ocorrência têm igualmente direito de ser transportados para o destino ou local de origem da viagem.

Como solicitar?

O serviço de Assistência tem de ser sempre solicitado à respetiva seguradora. O número que deve contactar vem indicado na carta verde. Não solicite o serviço diretamente a um prestador. Arrisca-se a que a seguradora não lhe pague os custos com o reboque. Só em casos de força maior, como por exemplo em acidentes em que haja feridos ou mortes, é que as autoridades podem solicitar o serviço diretamente a um determinado rebocador, de forma a desimpedir o local o mais breve possível.

Que veículos estão abrangidos?

Desde ciclomotores a veículos articulados, passando pelos ligeiros de passageiros e pelos ligeiros de mercadorias, todos eles podem contratar a Assistência em Viagem. No entanto as condições podem alterar consoante a categoria do veículo seguro.

Âmbito territorial

A cobertura Assistência em Viagem funciona em Portugal continental e nas regiões autónomas. Também é válida no estrangeiro desde que a sua permanência nesse país não ultrapasse os sessenta dias. Esta questão tem levantado algumas dúvidas pois, ultimamente temos tido mais portugueses a emigrar. Se for esse o seu caso e se a carta verde for válida no país escolhido, saiba que a Assistência em Viagem só é válida pelo período dos 60 dias após a entrada nesse país.

Franquias

A cobertura de Assistência em Viagem mais contratada é aquela que não tem franquia, ou seja que possa ser ativada a partir do Km 0. No entanto tenha em atenção se o seguro que está a contratar possui ou não franquia, pois nunca sabemos onde vamos precisar deste serviço.

Assistência ao veículo

Em caso de avaria ou acidente que impeça o veículo de circular a seguradora pode enviar um perito mecânico, suportando desta forma as respetivas despesas de deslocação, e se a reparação não puder ser efetuada localmente, garante o reboque desde o local da imobilização até à oficina escolhida por si. Mas se a reparação for simples e puder ser feita numa oficina perto do local da avaria poderá ter que reparar o carro nesse local e não numa oficina perto do seu local de residência.

Subscrever actualizações

rss

Comentários



AVISO:Todos os artigos publicados no blogue mediador.pt são puramente informativos e não podem ser confundidos com aconselhamento financeiro.