Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Custos suportados pelos prémios dos seguros

Já vimos que os seguros têm importância ao nível social e de previdência das pessoas e bens. Mas têm também um papel muito importante no financiamento de serviços prestados à população e ou criação de fundos para socorrer tomadores de seguros que sofram prejuízos por parte de outros que não estejam devidamente protegidos através de um seguro.

Estes complementos do prémio do seguro, são percentagens acrescidas ao valor, custo da protecção do risco. Que juntamente com o imposto (selo sobre a apólice) formam o prémio a pagar pelo tomador do seguro.

Fundo de Garantia Automóvel

O Fundo de Garantia Automóvel é um meio de beneficiar quem se vê envolvido em acidentes rodoviários com veiculos que não possuam o seguro de responsabilidade civil válido. Garante a reparação de prejuizos decorrentes dos acidentes  em Portugal . Pode saber mais sobre este fundo no artigo: FGA. Apenas o seguro de responsabilidade civil automóvel contribui para este fundo.

Fundo de Acidentes de trabalho

Este fundo é uma reserva de capital, constituida por prémios de seguros de acidentes de trabalho, o fundo tem como objectivo garantir o pagamento de prestações que forem devidas ao trabalhador pelo motivo acidente de trabalho, resumidamente nos seguintes casos: processo ou falência da empresa, impossibilidade de determinar a entidade empregadora. Apenas o seguros de acidentes de trabalho contribui para este fundo.

Instituto Nacional de Emergência Médica

O INEM faz parte de um sistema Integrado de Emergência Médica, de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correcta prestação de cuidados de saúde. Tem como objectivo a prestação de socorros no local da ocorrência, o transporte assistido das vítimas para o hospital.

Serviço Nacional de Bombeiros

Fazendo parte do sistema nacional de protecção civel, o SNB é o organismo que tem a seu cargo as corporações de bombeiros. Uma das suas missões é socorrer as populações em caso de incêndios, inundações, desabamentos, abalroamentos e em todos os acidentes, catástrofes ou calamidades.

Resumindo, para além de pagar um prémio relativamente ao risco que prentende passar para a seguradora, está também a pagar pelos que não pagam e para serviços de apoio a acidentes. Assim ao contratar um seguro para além de se estar a proteger relativamente aos riscos que enfrenta, sabe que também está a contribuir para boas causas.

Subscrever actualizações

rss

Comentários



AVISO:Todos os artigos publicados no blogue mediador.pt são puramente informativos e não podem ser confundidos com aconselhamento financeiro.