Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Diferença entre segurado e tomador de seguro

Os seguros possuem termos que podem não ser compreendidos por todos, a leitora Adelaide colocou a questão num comentário, e acho que é pertinente escrever um pequeno artigo explicativo.

Pois por vezes não é fácil perceber conceitos que envolvem um certo nível de complexidade. No fundo, o tema dos seguros para quem já estou o tema, já para a comum das pessoas pode gerar confusões.

As definições dos termos

Segurado é a pessoa ou entidade no interesse da qual é feito o contrato de seguro ou pessoa cuja vida, saúde ou integridade física se segura (pessoa segura). É sobre quem recai o risco segurado.

Tomador do Seguro é a pessoa que celebra o contrato de seguro com a empresa de seguros, sendo responsável pelo pagamento do prémio.

Regra geral o tomador de seguro é também o segurado, quando a pessoas que contrata o seguro para o seu carro ou para a sua habitação, é também a pessoa que usufrui da protecção do seguro.

Exemplo de excepção

Um exemplo típico é quando uma empresa dá um seguro de vida a um trabalhador. A empresa é que paga o prémio do seguro, logo é o tomador do seguro. O segurado é o colaborador da empresa pois é sobre ele que recaí o risco.

Subscrever actualizações

rss

Comentários

  1. Manuel Vilar diz:

    O Tomador de Seguro assinou o Contrato e ficou responsável pelo pagamento do prémio.
    O Segurado é a pessoa do Contrato sobre a qual recaiem as coberturas e se responsabiliza pelo objeto seguro.
    A diferença entre Pessoa Segura e Segurado é mais mais dificil de identificar. No Ramo Vida, Pessoa Segura e segurado são sempre a mesma pessoa do contrato. Nos seguros indemnizatórios podem ser pessoas diferentes.



AVISO:Todos os artigos publicados no blogue mediador.pt são puramente informativos e não podem ser confundidos com aconselhamento financeiro.