Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

História da Sempre Seguros

O percurso de actividade das empresas seguradoras em Portugal nasceu praticamente em simultâneo com o desenvolvimento inicial do sector no espaço europeu, pelo que em semelhantes contornos foi sendo afectado ao longo dos anos pelos resultados positivos e negativos, reflectindo no espectro nacional os efeitos registados lá fora. As constantes fusões e extinções em períodos circunscritos são disso a melhor prova, tendo o primeiro cenário sido o destino da Sempre Seguros.

Criada no auge da exploração do nicho de seguradoras low cost, a Sempre Seguros foi a resposta do Grupo Media Capital à procura neste segmento específico. Porém, apostar neste ramo era ainda uma manobra realizada com escasso entendimento das verdadeiras implicações futuras, o que acabou por levar a rupturas e ao gradual desaparecimento da Sempre Seguros, reintegrada no universo AXA, ao qual pertenceu desde a sua fundação até ser incorporada na marca do grupo que se destinava exclusivamente aos canais não-tradicionais, a Seguro Directo.

Na sequência da supra-referida adaptação de estratégia, a Sempre Seguros deixou assim de existir como tal, pondo fim a um curto período de actividade encetado em 2007, abrindo, no entanto, espaço para o crescimento da Seguro Directo, empresa que garantia uma forte presença na área das seguradoras low cost. Portanto, foi com alguma surpresa que se verificou a decisão do Grupo AXA avançar com a Sempre Seguros, numa altura em que já detinha há dois anos a Seguro Directo.

 Visão de negócio a médio prazo

Os bons resultados alcançados nesta perspicaz abordagem ao mercado nacional não se ficaram apenas a dever à pioneira iniciativa do universo AXA mas igualmente à Publipartner, empresa satélite do Grupo Media Capital que gere boa parte dos produtos e serviços da Capital Mais e foi incumbida de controlar os recursos não operacionais da Sempre Seguros. O papel desempenhado pela Seguro Directo Gere – Companhia de Seguros teve da mesma forma uma importância determinante, pois foram os préstimos por si desenvolvidos que a Sempre Seguros comercializou.

Embora tenha sido no mínimo questionável a necessidade de criação de uma seguradora de baixo custo quando se administrava a principal empresa desse ramo, restam poucas dúvidas quanto aos benéficos efeitos obtidos com esta abordagem de âmbito global. A expansão da Sempre Seguros e da Seguro Directo foi notória, tornando a posterior união dos meios técnicos e humanos deste ramo low cost do Grupo AXA numa operação substancialmente mais eficiente e, por consequência, mais vantajosa no panorama maior da AXA Portugal.

Subscrever actualizações

rss

Comentários



AVISO:Todos os artigos publicados no blogue mediador.pt são puramente informativos e não podem ser confundidos com aconselhamento financeiro.