Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Mediador de seguros, uma profissão com futuro.

Tem gosto pelas vendas ,é sério, comunicativo, priviligia o relacionamento interpessoal e não é dos que desiste facilmente, então pode preencher os principais requisitos para ser mediador de seguros. Mas ser mediador é muito mais do que vender. Há que gerir a carteira para não perder clientes. Tem de se ser persuasivo para se mostrar que nem sempre o mais barato é o melhor e imaginativo para econtrar constantemente novos negócios. Ser mediador é um trabalho árduo, a tempo inteiro e exigente. Não é só vender é também saber gerir as reclamações (que são constantes). Não é só sorrir quando se fecha um negócio, mas agir quando surge o sinistro. Ser mediador é informar, esclarecer, e proteger o cliente às vezes até da sua própria seguradora. O cliente tem de se sentir bem, seguro e confiar no mediador.

Ainda que tenha algumas desvantagens, esta profissão pode ser muito aliciante. Se conseguir uma boa carteira de clientes ganha respeito por parte da seguradora e os seus incentivos e comissões aumentam.

Mediação exclusiva ou multimarca?

Existem dois tipos de mediadores. Os multimarca e os exclusivos. Se está a pensar enveredar por esta profissão aconselho a ser multimarca, ou seja a possibilidade de poder trabalhar com mais do que uma seguradora. Pois neste momento o mercado é muito competitivo e é sempre uma vantagem poder apresentar mais do que um preço ao cliente. Ser-se mediador exclusivo representa que só pode trabalhar com uma companhia e que por isso mesmo as suas comissões também serão superiores às dos mediadores multimarca. Mas caso não tenha preço num determinado produto perde o cliente. E como diz o ditado “mais vale um pássaro na mão do que dois a voar). Se no entanto optar pela exclusividade estude primeiro as seguradoras: preços que praticam, diversidade e qualidade de produtos que oferecem, comissões, capacidade de resolução de problemas e opte pela melhor.

Outra decisão que tem de tomar é se pretende ser mediador do ramo vida ou do ramo não vida (automóvel, acidentes de trabalho, responsabilidade civil, multirrisco, etc) ou ainda de ambos. Convém ser de ambos para não ficar restringido a um determinado tipo de produto.

Como tirar o curso?

Para se exercer esta profissão há que estar devidamente creditado. Pode tirar o curso de mediação de seguros em qualquer entidade que seja reconhecida pelo ISP. Consulte a listagem destas entidades no site do próprio ISP. Compare preços, proximidade geográfica e opte pela quer lhe parecer mais vantajosa. Inscreva-se!

Se ficou convencido a enveredar por esta profissão fique a saber que deve preencher alguns requisitos como a escolaridade mínima obrigatória. Pelo que se nasceu até 1966 a escolaridade é de 4 anos, se nasceu a partir de 1697 a escolaridade é de 6 anos e se se inscreveu no básico no ano lectivo de 1987/1988 a escolaridade é de 9 anos.

Está pronto? Então arrisque!

Subscrever actualizações

rss

Comentários

  1. hugo diz:

    gostaria de obter mais informações sobre a profissão de mediador de seguro, seria possivel a autora dos artigos entrar em contacto comigo?

    cumprimentps

  2. Nuno diz:

    Olá Hugo
    Obrigado pelo seu comentário
    A sua dúvida pode ser igual a de outras pessoas. Deixe aqui as suas questões para poderemos ajudar mais. Assim ficaram mais interessados esclarecidos sobre as principais questões relativas a actividade de mediação de seguros.

    Cumprimentos

  3. hugo diz:

    gostaria de saber como trabalhar com varias seguradoras? quais as melhores em termos de preços e comissões? esse tipo de questões.

    cumprimentos

  4. Nuno diz:

    Olá Hugo
    Vou pedir à Sandra que escreva um artigo abordando essas questões e aprofundando um pouco mais este tema. Vai esclarecer mais interessados.

    Cumprimentos

  5. hugo diz:

    obrigado nuno daqui a nada termino o curso de mediador e queria começar logo a trabalhar.

    cumprimentos

  6. Nuno diz:

    Desejo-lhe a maior sorte na actividade. Votos de sucesso

  7. Filipe diz:

    Boas, tambem tenho as mesmas duvidas que o hugo;
    gostaria de saber como trabalhar com varias seguradoras? quais as melhores em termos de preços e comissões? esse tipo de questões.

    Obrigado

  8. sandra grilo diz:

    bom dia,

    poderei tirar o curso de mediador caso esteja a trabalhar numa mediação de seguros?

    obg,

  9. hugo diz:

    obrigado, bem vou precisar

  10. Nuno diz:

    Mais informação relativa à profissão de mediador de seguros pode ser encontrada neste artigo: http://mediador.pt/ser-mediador-como-escolher-seguradora/

  11. Pedro diz:

    Boa tarde,

    Estou a pensar tirar um curso de mediador de seguros, ramos vida e não vida. Perante as várias ofertas do mercado, surgiram-me algumas dúvidas, que gostaria de dissipar.

    Existem básicamente estes cursos, na generalidade:

    – Mediador de Seguros Ligado (actividade principal) – ramos Vida e Não Vida

    – Mediador de Seguros Ligado (actividade acessória) – ramos Vida e Não Vida

    – Agente de Seguros, Corretor de Seguros ou Mediador de Resseguros – ramos Vida e Não Vida

    Em primeiro lugar gostaria de saber qual o significado de mediador de seguros ligado. Qual a diferença entre Mediador de Seguros ligado e Agente de seguros, Corrector de Seguros ou Mediador de Resseguros?

    Obrigado desde já pela atenção!

  12. Pedro diz:

    Outra questão. Tendo eu uma actividade principal, de algum modo, valoriza-me alguma coisa tirar o curso de Mediador de Seguros Ligado (actividade principal), ou esse destina-se mesmo a quem queira exercer apenas e somente essa profissão?

    Obrigado.

  13. Nuno diz:

    Olá Pedro

    Obrigado pelo seu comentário
    Penso que grande parte das suas questões estão respondidas neste artigo: http://mediador.pt/funcoes-de-um-mediador-de-seguros/

    Votos de sucesso

  14. Pedro diz:

    Bom dia,

    Muito grato desde já pela ajuda e informações prestadas.

    Cumprimentos

  15. Isabel Almada diz:

    Qual o valor medio para retirar um curso de mediador de seguros.. Onde se tira esse curso?? uma vez numa feira na FIl ofereciam o curso se trabalhassemo spara eles durante 4 anos salvo erro.. era do grupo do BES..

  16. Nuno diz:

    Olá Isabel, obrigado pelo comentário.

    Relativamente à sua questão: em breve iremos escrever um artigo sobre essa temática

    Votos de sucesso

  17. Pedro diz:

    Boa noite,

    Já alguém frequentou o curso de mediador de seguros ligado (ramo vida e não vida), para exercer como actividade acessória? Será que vale a pena tirar esta formação ou compensa mais tirar a formação em agente de seguros, corrector de seguros e mediador de resseguros?

    Gostaria de obter a vossa opinião acerca destas questões.

    Desde já o meu muito obrigado pelo tempo dispendido.

    • Nuno diz:

      Olá Pedro
      Sorry, acho que o seu comentário ficou esquecido!

      A Sandra é a pessoa mais indicada para responder. Acho que o mediador de seguros ligado não pode exercer a actividade a título pessoal, mas sim ao serviço de outra entidade. Será só para adquirir conhecimentos.
      Para ser mediador de seguros oficial tem sempre que fazer o exame no Instituto de Seguros de Portugal

    • Sandra diz:

      Pedro,
      Antes de mais peço desculpa pela demora na resposta. Na verdade quiz sondar algumas pessoas ligadas aos seguros de diferentes formas para saber também as suas opiniões. Todos foram unânimes em considerar que o curso de mediador de seguros é o mais compensatório. Tem autonomia na escolha das seguradoras com que quer trabalhar, pode ter autonomia de cobranças e gestão de sinistros. Pode também trabalhar com grandes e pequenas empresas ou apenas com o cliente individual.
      Espero ter ajudado.
      Votos de sucesso
      Sandra

  18. Oliveira diz:

    Ola boa noite,

    Aproveito desde já para dar os parabéns ao Administrador deste site pelo excelente informação que nele contem…

    Eu Gostava de saber o seguinte, trabalho e gostava de ter um part-time para poder ganhar mais algum.

    De todas as possibilidades verifiquei que este ramo sem duvida é sempre garantido pois a crise passa um pouco ao lado devido a ser obrigatório.

    Na minha zona vai-se realizar um curso de Agente de Seguros, Corretor de Seguros ou Mediador de Resseguros vida e não vida. Uma vez que este curso ainda custa um pouco, gostava de ter noção do valor das comissões que podemos receber junto das agências de seguros.

    Assim para mim é mais facil poder fazer um previsão para ver a rentabilidade deste negocio.

    Na vossa opinião qual o numero mínimo de clientes em carteira para se poder tirar rentabilidade deste negocio.

    Durante quanto tempo se recebe as comissões das agências de seguros?

    Sem outro assunto de momento, apresento os meus cumprimentos,

    Obrigado

    Oliveira

  19. Nuno diz:

    Olá Oliveira
    Obrigado pelas suas palavras

    Existem muitas formas de obter formação na área de seguros, umas gratuitas (através das seguradoras) outras de pagas, cursos. Se numa fica inicialmente com vinculo à seguradora, na outra fica livre para fazer a mediação através de várias companhias.

    As comissões dos seguros são variáveis dependendo do seguro que estamos a falar, e serão sempre recebidas no período que o tomador de seguro mantiver a apólice. Exemplo: Se uma pessoas contrata um seguro, enquanto o mantiver receberá a sua comissão.

    A rentabilidade que se consegue depende muito do tipo de seguros que se vende, numa estratégia de longo prazo com angariação de clientes sistemática, é rentável. Eu diria que ter 200 clientes seria bastante bom, num horizonte temporal de 2 a 3 anos.

    Para finalizar, os seguros que são obrigatórios por lei, possuem comissões mais reduzidas pois a concorrência é brutal e a pressão sobre o prémio para os clientes/tomadores de seguros é uma das formas de fazer angariação.

    Votos de sucesso

  20. Carlos Coelho diz:

    Boa tarde.
    Gostaria de saber o melhor local para tirar um curso de Agente de Seguros, Corretor de Seguros ou Mediador de Resseguros vida e não vida.
    Estou bastante interessado, mas numa pesquisa na net a oferta é tanta e os preços são tão diferentes que uma pessoa nem sabe para onde se virar.
    Podem aconselhar empresas de formação ou mesmo locais que façam este tipo de cursos?

    Obrigado
    Carlos Coelho

  21. luis mendes diz:

    gostaria de tirar este curso mas nao sei por onde começar ou até me escrever alguem me podia ajudar.
    com os melhores comprimentos
    luis mendes.

    • Fernando diz:

      Boa tarde,

      Se for ao site do ISP pode verificar as entidades autorizadas a dar formação. A Tranquilidade e a Fidelidade têm dois programas que podem ser interessantes para iniciar a actividade. Esses programas consistem em formação e apoio (monetário) inicial. Em troca tem de cumprir objectivos! Para mais informações contacte directamente as companhias.

  22. Bret diz:

    Olá boa tarde a todos.
    Antes de mais felicitar os autores do site, é muito importante a partilha de opiniões…
    Queria colocar uma pergunta. Tirei o curso de mediador de seguros recentemente e pretendo iniciar a actividade o mais depressa possível e a minha dúvida é a seguinte: gostaria de abrir o meu escritório numa cidade do norte minhoto, na qual já existem alguns mediadores a trabalhar. Como posso saber se existe viabilidade para a minha empresa? Fui inscrito por uma companhia de seguros para tirar o curso, desta forma devo trabalhar só com essa companhia ou com outras, simultaneamente?

    Muito obrigado

    • Fernando diz:

      Concorrência vai ter sempre! Esta actividade não depende de ter escritório aberto ao público! É importante construir uma boa carteira para sustentar o escritório. Quanto ao trabalhar só com uma companhia, como mediador ligado, tem a vantagem de não necessitar de seguro RC e de as comissões serem normalmente mais elevadas. No entanto essa não será a melhor opção, pois o risco de ser perderem negócios é maior, depois existem no mercado companhias que oferecem comissões elevadas como é o caso da Generalli…

  23. Tatiana André diz:

    Boa tarde,

    Preciso de ajuda, estou desempregada e quero apostar na minha formação para tentar desenvolver um negocio que me possa ajudar na minha situação profissional para tal gostava de saber o melhor local para tirar um curso de Agente de Seguros, Corretor de Seguros ou Mediador de seguros vida e não vida.
    Estou bastante interessada, mas numa pesquisa na net a oferta é tanta e os preços são tão diferentes que uma pessoa nem sabe para onde se virar.
    Podem aconselhar empresas de formação ou mesmo locais que façam este tipo de cursos?
    E depois da formação como conseguir as parcerias necessárias para tentar desenvolver na área da mediação?

    Obrigado,

    Tatiana André

  24. Nuno diz:

    Olá Tatiana

    Se ler os artigos aqui publicados encontra resposta para a maioria das suas questões.
    http://mediador.pt/assunto/profissao/

    Votos de sucesso

  25. Maria diz:

    Gostava de saber quantos meses demora para se tirar o curso de Agente/ mediador de seguros?

  26. Alexandre Almeida diz:

    Boa noite, desde já quero felicitar por esta iniciativa e pela paciência em responder a todas as questões aqui colocadas.

    Eu estive a pesquisar mas não encontrei nenhuma informação relativamente a esta matéria, gostaria de saber se é sempre necessário tirar o curso de mediador de seguros ou se existe excepções, tal como existe para a mediação imobiliária, no caso o individuo tenha um curso superior de Economia, Direito, etc?

    Obrigado

    Alexandre Almeida

    • Nuno diz:

      Olá Alexandre
      Agradeço as suas palavras
      Não existem excepções, com 99% de certeza. Para ser mediador de seguros tem de se passar no exame do ISP. É quase como tirar a carta de condução :-)

  27. Catarina diz:

    Quero tirar o curso de agente de seguros. Assusta-me o valor do seguro de responsabilidade civil profissional.
    1.000.000 eur…..por sinistro ou 1500 000 anual. Isto dá quanto de premio?

    • Carsegur diz:

      Boa tarde.
      A sua dúvida é um pouco vaga.

      Mas o seguro de RC para um mediador de seguros deve rondar os 500€.
      Tem sempre a opção de se fazer associada da APROSE, paga 25€ por mês e ainda tem direito a receber no email o jornal dos seguros e propostas de seguros para grandes empresas.

  28. Rita Pinto diz:

    Boa tarde;

    Gostaria de ser mediadora , mas não sei como devo proceder… Podem ajudar-me.?

    É necessário ter formação na área, como e onde posso encontrar ?

    Resposta ao mail enviado.

    Cmpts

    Rita Pinto

  29. Helena diz:

    Bo dia. Eu estou a acabar o meu mestrado em Psicologia clínica e da Saúde, mas como na minha área as coisas estão bastante complicadas resolvi fazer um curso de mediação de seguros. Sou do Porto e não sei onde o hei-de tirar. Para mim seria mais fácil tirar um em e-learning, mas não sei se será a melhor opção. Gostaria de uma opinião vossa. Tinha visto um na Cegoc e-learning, mas não sei.
    Obrigado.

  30. Fernando diz:

    Ola Boas tardes.,
    Tirei o curso de
    Agente de Seguros, Corretor de Seguros ou Mediador de Resseguros vida e não vida á cerca de 3 meses com aproveitamento no exame do ISP, curso este pago por uma companhia.
    A minha pergunta é a seguinte. estou a tentar entrar em contacto com eles até já lhes enviei o diploma e os meus documentos para saber quando posso desempenhar as funções de mediador, mas desde á uns meses que diziam que estava quase a assinatura do contrato, mas o que é certo é que até á presente data niguem entra em contacto comigo e já nem me atendem o telefone para me dar qualquer informação.
    Gostaria de saber se para assinar um contrato perante a companhia leva mto tempo ou nao sei o que se poderá passar, pois não sou informado de nada. Sei que como foram eles que me propuseram não posso ter outra companhia? mas eles tambem não me resolvem a minha situação? O que poderei fazer??
    Obrigado

  31. cesar leitao diz:

    Tou a pensar o curso de mediadores de seguros.
    O que se faz? Tenho que so fazer um exame?

  32. Manuel Luis diz:

    Exmos Srs
    Abaixo transcrevo o texto. Favor corrigir ano de 1697. Cumprimentos
    Se ficou convencido a enveredar por esta profissão fique a saber que deve preencher alguns requisitos como a escolaridade mínima obrigatória. Pelo que se nasceu até 1966 a escolaridade é de 4 anos, se nasceu a partir de 1697 a escolaridade é de 6 anos e se se inscreveu no básico no ano lectivo de 1987/1988 a escolaridade é de 9 anos.

  33. joao alvarrao diz:

    Ola boa tarde, gostaria de expor uma situação, sou mediador exclusivo e na altura assinei um contrato durante 3 anos, mas como não estou a ser competitivo com os seguros pela seguradora praticar taxas altas em relação á concorrencia e a mesma não me prestar apoio nestas situações e as minhas comissoes serem baixas (automovel 6,5%) é possivel anular o contrato que me liga exclusividade.
    obrigado

    • sandra diz:

      Caro João,
      Para lhe dar uma resposta 100% correcta teria de ler o seu contrato.
      Mas em principio parece-me que falando com a seguradora conseguirá rescindir esse contrato. Claro que perderá algumas regalias que lhe foram atribuídas pela exclusividade, mas em principio não haverá problema.
      sandra

  34. Angela diz:

    Boa Noite,
    Fiquei um pouco confusa depois de ler um artigo que explicava a diferença entre mediador, agente e corrector. Pelo que percebi desse artigo mediador é aquele que vende seguros como uma actividade que não é o seu negócio principal (ex. agencia de viagens que vende seguros de viagem), logo penso que neste artigo quando falam de mediador querem dizer agente (que éaquele que tem como negócio principal a venda de seguros)
    Estou correcta?
    Obrigada desde já.

  35. Marcio diz:

    Muito boa noite e parabéns pelo site, sou agente de seguros desde o ano 2000 mas tenho desenvolvido a actividade como segunda profissão muito calmamente e da forma mais correcta possível sempre nas legalidades, trabalhei numa multinacional de vendas durante vários anos e com a conjuntura do mercado e as dificuldades que atravessa-mos tiveram de fazer uma reestruturação e infelizmente ou felizmente fui um dos escolhidos a sair como vários colegas, a minha questão é a seguinte será que com o subsidio de desemprego a caminho e se tentar apresentar um projecto de criação de próprio emprego para abrir o meu escritório será que é financiada a nossa actividade pelo instituto de emprego!

  36. martins diz:

    Boa tarde.

    Gostaria de saber se uma pessoa que é mediador de seguro, e que por altos na sua vida ter que dar insolvência pessoal, está pode continuar a exercer funções ou simplesmente perde todos sua carteira, e nunca mais poderá ser mediador de seguros!?

    Obrigado
    Cpmts



AVISO:Todos os artigos publicados no blogue mediador.pt são puramente informativos e não podem ser confundidos com aconselhamento financeiro.