Seguro de carta / garagista

Decerto que já ouviu falar de um seguro que segura a carta de condução. Na verdade trata-se de um seguro destinado a profissionais do ramo automóvel e tem como objetivo facilitar a sua atividade profissional. Este seguro tem características bastante específicas e condições de acesso reservado apenas a determinadas entidades.

O que é o seguro para garagistas?

É um seguro obrigatório por Lei para qualquer pessoa ou entidade que, habitualmente, exerça a atividade de fabrico, montagem ou transformação, de compra e venda, de reparação, de desempanagem ou de controlo do bom funcionamento de veículos. O seguro de carta ou garagista garante assim, a responsabilidade civil de sinistros que ocorram quando estes profissionais utilizem, em virtude das suas funções e no âmbito da sua atividade profissional, os referidos veículos.

O seguro de Garagista só garante assim os danos causados no âmbito da responsabilidade civil automóvel pelo que não garante os danos causados no próprio veículo (Danos Próprios).

Exclusões nos seguros à carta

Este tipo de seguro não funciona nos veículos em nome do segurado ou do titular da carta de condução. Também não ficam garantidos os acidentes ocorridos com veículos que não estejam a ser utilizados no âmbito das atividades profissionais abrangidas por este tipo de seguro.

O seguro de carta também exclui acidentes ocorridos com veículos cuja cilindrada ultrapasse a indicada na proposta de seguro.

Acidentes ocorridos com veículos adquiridos para revenda mas cujo registo de propriedade tenha ocorrido há mais de cento e oitenta dias também não ficam cobertos.

Neste momento as seguradoras são muito exigentes no que toca às condições para subscrição do seguro, como o facto de ser mecânico ou vendedor auto, mas acredito que ainda existem muitos seguros deste género “mal feitos”. Não caia no erro de subscrever este seguro apenas para não ter que pagar um seguro para cada carro, pois como já vimos o seguro de garagista não funciona no carro do próprio. Além disso, se não reunir as condições necessárias para ter este seguro arrisca-se a ser multado por não possuir seguro de responsabilidade civil automóvel.

O meu conselho: se for profissional do ramo automóvel contrate um seguro de garagista pois, além de lhe facilitar o exercício da atividade, vai poupar algum dinheiro, na medida em que não precisa de subscrever um seguro para cada carro que recebe para venda ou para reparar.

Subscrever actualizações

rss

Comentários

  1. Domingos Pereira Rodrigues diz:

    Gosto do conteudo do seguro.
    Mas qual é o Dec.Lei do Seguro de garagista ou seja: seguro de Carta.



AVISO:Todos os artigos publicados no blogue mediador.pt são puramente informativos e não podem ser confundidos com aconselhamento financeiro.