Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Seguro de Empregada doméstica

Se possuiu empregada doméstica saiba que é obrigatório por Lei possuir seguro de acidentes de trabalho.

Ao contratar este seguro transfere para a seguradora a sua responsabilidade pelos acidentes ocorridos ao seu serviço pela sua empregada doméstica quer a mesma esteja a tempo inteiro quer a tempo parcial. Este seguro garante assim o pagamento indemnizatório dos acidentes ocorridos durante o período de trabalho assim como os que ocorram no trajecto para a sua residência e vice-versa.

Coberturas

Como acontece com qualquer seguro de acidentes de trabalho, também no seguro para os empregados domésticos fica garantido, em caso de acidente, o pagamento de perda de salário (a comum baixa), pagamento de medicamentos, a assistência médica e cirúrgica geral ou especializada, incluindo todos os elementos de diagnóstico e de tratamento que forem necessários, bem como as visitas domiciliárias, hospitalização, enfermagem, fisioterapia, transportes para consultas e/ou tratamentos, assistência psicológica e psiquiátrica ao sinistrado e respetiva família, quando reconhecida como necessária pelo médico assistente, entre outros.

O que não garante

Há situações que não estão cobertas no seguro de acidentes de trabalho tais como as doenças profissionais, porque não resultam de um acidente, mas sim de uma prática continuada. Também estão excluídos os acidentes devidos a distúrbios laborais, tais como greves e tumultos, por se tratar de situações não relacionadas com o desempenho normal das suas funções laborais.

As hérnias com saco formado não estão garantidas assim como os acidentes que ocorram por não terem sido cumpridos os regulamentos de segurança obrigatórios por Lei, como o uso de protecção no manuseamento de produtos tóxicos. As seguradoras também não se responsabilizam por quaisquer multas e coimas que recaiam sobre o Tomador do Seguro por falta de cumprimento das disposições legais.

Também não ficam garantidos os acidentes devidos a invasão e guerra contra país estrangeiro e hostilidades entre nações estrangeiras ou de atos bélicos provenientes direta ou indiretamente dessas hostilidades.

Duração

Este seguro tem a duração de um ano podendo ser renovável ou pode ser feito por um período específico, ou seja, temporário.

Valor seguro

A retribuição segura corresponde a tudo quanto, nos termos da Lei, se tenha como valor recebido pelo trabalhador. Ou seja, além do salário base, deve acrescer outras prestações auferidas regularmente como o subsídio de alimentação, mais os subsídios de Natal e de férias.

Devem igualmente ser tidas em consideração outras prestações em espécie como é o caso da alimentação e da habitação.

O valor a segurar para o trabalho a tempo inteiro não pode ser inferior ao salário mínimo nacional, sendo que para o trabalho a tempo parcial se deve considerar a correspondente proporção.

Existem várias seguradoras que têm um produto específico para este tipo de seguro, outras seguram este risco na apólice de acidentes de trabalho comum. Independentemente da sua escolha não deixe desprotegida a sua empregada doméstica!

Subscrever actualizações

rss

Comentários

  1. FRANCISCO SILVA diz:

    É um seguro obrigatório e que lhe pode valer muito perante acidentes que ocorram de maior gravidade. Fale comigo para 934361200

  2. Carlos diz:

    De interesse



AVISO:Todos os artigos publicados no blogue mediador.pt são puramente informativos e não podem ser confundidos com aconselhamento financeiro.