Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Seguro Responsabilidade Civil para Cães

Seja amigo do seu melhor amigo segurando os danos causados pelos seus maiores disparates. Se possui um cão saiba que pode salvaguardar os danos provocados a terceiros pelo seu animal de quatro patas. O seguro de responsabilidade civil para cães pretende, desta forma, garantir que os danos causados pelos animais não fiquem desprotegidos.

O que garante?

O seguro de responsabilidade civil para cães garante a responsabilidade civil pelos danos causados a terceiros pelo seu animal. Por outro lado, trata-se de um seguro obrigatório por Lei para cães perigosos ou potencialmente perigosos.

Cães perigosos

Se o seu cão já mordeu ou feriu mortalmente outro animal ou tiver causado ferimentos em seres humanos saiba que é considerado como sendo de raça perigosa. São também considerados cães perigosos aqueles que tenham sido considerado pelas autoridades competentes como constituindo um risco para a segurança de pessoas e animais.

Cães potencialmente perigosos

São considerados cães potencialmente perigosos os das seguintes raças: Cão de Fila Brasileiro, Rottweiller, Tosa Inu, Dogue Argentino, Pit Bull Terrier, Staffordshire Terrier Americano e Staffordshire Bull Terrier. Também são considerados nesta categoria os cães resultantes do cruzamento de outras raças com qualquer uma das mencionadas.

Capitais

Os capitais máximos para efeitos de indemnização podem variar de seguradora para seguradora. No entanto a Lei impõe que o capital mínimo para subscrição deste seguro seja de €50.000,00.

Franquias

Pode ficar a seu cargo o pagamento de uma parte do sinistro. A Franquia pode variar consoante a seguradora podendo ser fixa, por exemplo €50 por sinistro, ou em percentagem.

Exclusões

Apesar da utilidade deste tipo de seguro convém ter em conta algumas situações que ficam excluídas da apólice.

Não são considerados terceiros o tomador do seguro ou o conjugue, ascendentes e descendentes ou pessoas que com ele coabitem ou vivam a seu cargo. Se por qualquer motivo não puder tomar conta do seu animal, saiba que os danos causados à pessoa encarregue de cuidar do seu cão também não estão cobertos.

Também ficam excluídos os danos causados pela participação dos animais em espetáculos, competições, concursos, exposições, publicidade e manifestações.

Os danos causados por animais utilizados em espetáculos circenses ou por cães pertencentes às Forças Armadas e Forças de Segurança do Estado também não estão garantidos.

Também não estão cobertos os danos causados pelos animais quando na prática da caça, que, nos termos da lei, deva ser objeto de seguro obrigatório de responsabilidade civil.

Se o seu cão causar danos a terceiros causados pela inobservância das disposições legais em vigor que regulamentem a detenção de animais de companhia, estes também não ficam garantidos.

Preço

O valor a pagar pelo seguro depende da raça do seu animal. Se for de raça perigosa a aceitação deste seguro por parte da seguradora pode ser condicionada. Mas se não o for a sua subscrição é bastante simples e barata.

Subscrever actualizações

rss

Comentários



AVISO:Todos os artigos publicados no blogue mediador.pt são puramente informativos e não podem ser confundidos com aconselhamento financeiro.