Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Seguros de vida clássicos

Como já vimos os seguros de vida enquadram-se no ramo vida fazem parte da classificação legal de seguros. Pois assumem caracteristicas próprias. Os seguros do ramo vida  dividem-se em 3 tipos de de possibilidades na forma como funcionam. Pois podem actuar em caso de morte e também em caso de vida. Se forem accionados por qualquer forma são seguros de mistos. Assim vamos caracterizar e explicar cada uma destas formas de do seguro de vida clássico.

Tipos de Seguros de vida

Existem 3 tipos de seguros de vida: em caso de morte, em caso de vida e para as 2 em simultâneo. Se o o risco de morte é feito a pensar nos que nos são próximos, o seguro em caso de vida é a pensar em nós.

Seguro de vida em caso de vida

Em caso de vida o cliente recebe o valor acordado no fim do contrato. Caso ocorra óbito da pessoa segura não existe lugar a qualquer pagamento por parte da seguradora. Este tipo de seguro caiu em desuso com a acrescente oferta de produtos financeiros de investimento. Apesar de ainda estar em comercialização pelas seguradoras as vendas são residuais.

Seguro de vida em caso de morte

Em caso de vida o cliente não recebe qualquer valor no final do contrato. Em caso de morte os benefecíarios da apólice recebem o valor contratado, è sempre melhor que não exista qualquer pagamento, pois é sinal que não morreu ninguém.

Seguro de vida em caso de vida e em caso de morte

Estes seguros também podem ser denominados de seguros de vida mistos. A seguradora terá sempre de indemnizar. Em caso de vida o cliente recebe o capital contratado em caso de morte os benefíciários recebem o capital contratado. Nestas situações o prémio do seguro é elevado, já que a seguradora terá sempre de desembolsar fundos.

Este tipo de seguro já não é muito usual hoje em dia, sendo mais interessante para os clientes contratarem um seguro de vida em caso de morte para previdencia à sua familia e subscrever um produtos financeiro como investimento.

Cobertura ou incidência

Este tipo de seguros tem apenas incidência na vida de uma pessoa, os seguros que normalmente são comercializados pelos mediadores e seguradoras muito utilizado e exigido pelos bancos na obtenção de crédito bancário incorpora uma outra cobertura: a invalidez, podendo ser total e absoluta ou definitiva. Oferecendo assim uma protecção adicional ou contemplado novas situações que fazem activar o seguro e a respectiva indemnização com o pagamento do capital seguro.

Prémio dos seguros de vida

O custo de um seguro de vida para o mesmo capital seguro é proporcionar à idade, assim num seguro para o risco de morte, quanto mais idade tiver maior será o prémio a pagar. Se for um seguro para o caso de vida no final do contrato quanto mais idade tiver menor é o custo. Funciona na razão inversa.

Subscrever actualizações

rss

Comentários

  1. Rebeca Alzira diz:

    cordiais saudações Doutor Nuno
    a minha questão consiste em saber a se é possível numa tese de monografia falar sobre os seguros do ramo vida como um todo? eu estou preparando minha tese com um problema científico definido como a fraca aderência aos seguros do ramo vida, e muitas vezes eu me deparo com a dificuldade de ser muito abrangente.
    Obrigada, estarei aguardando pronunciamento a respeito!



AVISO:Todos os artigos publicados no blogue mediador.pt são puramente informativos e não podem ser confundidos com aconselhamento financeiro.